FRANCISCA PORTUGAL


SHOW:  All  CURATING  TEXTS

TEXTO - QUANDO A FRUTA FAÍSCA
09.2022
Alguns acreditam na procura de uma linguagem matemática e física que explique a natureza e que, por isso, a torne previsível na sua origem com o passar dos milénios. Será mesmo a ciência que dita a simultânea perfeição e imperfeição do Universo? Para Bárbara Faden o limite esbate-se entre uma realidade em que o 3 é uma cobra, a uma árvore, o 8 um abraço e o x um segredo.

Quando se fala de algo tão antigo como a existência, é difícil acreditar que não haja um milionésimo de segundo de puro acaso em que a imaginação não vista a bata. Neste minúsculo espaço cabe uma possibilidade infinita de histórias-sonho, criaturas fantasiosas e emoções palpáveis que passam fracionadas pelos olhos da artista. Este nível de espiritualidade disposta a conviver diariamente com o nosso mundo real, estabelece-se naturalmente numa simbiose de partilha mútua e contínua, na qual se distingue no conjunto aqui exposto. Lentamente estes flashes de conhecimento e experiência própria são absorvidos pelas telas, metamorfoseando-se num livro de contos-poesia de um tempo lento que estica em direção ao infinito.

Faden encontra na sua técnica uma justaposição da sensualidade da paixão pela pintura e do corpo que a produz, comprometendo-se com o gesto e a vontade de ultrapassar barreiras físicas. Da mesma forma, a artista justifica a escolha das cores, materiais e o processo técnico e em especial na atenção à dimensão. O ponto de partida está num desenho rápido, depois em modo de puzzle projecta-se em objectos compostos sobre a tela. Esta superfície rapidamente ganha importância, ao permitir, através da sua escala, um movimento fluido e espontâneo, maior que a nossa realidade. O delírio precisa de grandes telas, maiores que a proporção humana!

Em Onde a Fruta Faísca a artista combina diferentes tempos-sentimentos numa exposição perto da retrospectiva em que se debruça mais e uma última vez em tom de despedida fragmentada. Que com certeza voltarão em sonhos leves nos comboios da Bélgica.